Palavras ao Vento

ano XI ...entre os catetos da hipotenusa e os versos do soneto...

Dia Nacional do idoso

Publicado por Cristiano Nadai under , , , , on quarta-feira, outubro 01, 2008

idoso Em primeiro de outubro é comemorado o dia nacional do idoso. Você aproveitou e deu abraços em seus velhinhos? Mas que isso não se limite só à data...

Em tempos passados, os anciões exerciam importantes funções de lideranças nas comunidades, graças a suas experiências de vida tinham o status de serem os mais sábios de seus grupos. Mas séculos passaram, alcançamos a revolução industrial, caímos no capitalismo e o resultado todos conhecem.

Devido à suas condições físicas analisadas como impróprias para o trabalho, foram taxados de inúteis, descartáveis para a sociedade. Eles, que ontem eram os "chefes" da família, agora estão trancafiados em asilos, tratados como um "peso", um fardo para as demais pessoas.

Para os que tiveram mais $orte na vida, o mundo como sempre sorri e abraça, a sua realidade é bem diferente. Mas e a grande massa? Alguns ficam a mercê de uma aposentadoria que é humilhante e insuficiente, outros nem isso conseguem; e como todos sabem o prazo de validade do trabalhador não passa dos 40 anos, além dessa idade tentar conseguir emprego é, na maioria das vezes, um esforço em vão...

De certo modo, até os grupos de convivência da terceira idade também são usados como uma forma de exclusão. Funcionam como espécies de guetos, deixamos que eles desenvolvam algumas atividades entre eles, mas entre eles, sempre à margem da sociedade.

E toda essa situação só se agrava³ com o atual processo de envelhecimento da população. A pirâmide está mudando, já não podemos apenas fechar os olhos e dizer que são somente um ou dois. É preciso urgentemente resgatar estas pessoas e possibilitar a sua reinclusão na sociedade. Mas como? Não sei, Ainda temos as mesmas incertezas de 40 anos atrás. Será que só uma "conscientização" basta? Amanhã seremos nós, não podemos arriscar e apenas torcer para que a próxima geração pense diferente, não acham?

Imagem retirada de http://www.serasa.com.br/guiaidoso

Em off- Eu queria fazer um super post, bem escrito e baseado em estatísticas e dados oficiais, mas como deixei para a ultima hora, fiquei só com a pesquisa no IBEICOD (Instituto Brasileiro de Estatística Imaginaria e Coisas que Ouvi Dizer). Talvez faça alguma melhoria amanhã :)

12 deixaram suas marcas:

Cristiano Nadai disse... @ 1 de outubro de 2008 às 19:26

Devagar e sempre vou retribuindo os comentarios...

Camila :) disse... @ 1 de outubro de 2008 às 19:43

hehee tenhu q ir dar parabens pros meus avós ahuhaauha

bejoo

bat_thrash disse... @ 1 de outubro de 2008 às 22:06

Idoso é quem tem privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade. Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme. Você é idoso ainda aprende... você é velho quando já nem ensina. Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudade. Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina. Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.
(Desconheço a autoria do texto)
Bat Kiss.

Savron disse... @ 2 de outubro de 2008 às 15:05

Po!
Amo meus avós demais!
Acho q vou igar pra minha ein!
Tenho mó saudade d brincar com aquelas pelanquinhas q ficam balançando debaixo do papo ou do braço! haiuhaui!

Ae Cris, ta linkado no blog!
Abraços

Anônimo disse... @ 2 de outubro de 2008 às 15:09

Ontem mesmo, parei uns minutos diante da televisão, pra infelizmente assistir à uma reportagem sobre agressóes à idosos. Numa ponta da entrevista eram senhoras e senhores que ficavam sob a responsabilidade de estranhos (colocados nessa condição pelas pelos próprios núcleos familiares, claro...) e em outra, pessoas que simplesmente se expunham saindo às ruas, inclusive. É realmente uma vergonha a exclusão que nossas pessoas sofrem. Idosos de um lado, crianças abandonadas do outro e uma média disso tudo, vai vivendo simplesmente, sem fazer absolutamente nada. Beijo, Cris. Acho suas postagens polemicas e vejo suas idéias como verdadeiras formadoras de opiniões. Gosto muito disso. Fica em paz, querido.

Lorena Portela disse... @ 2 de outubro de 2008 às 22:14

a.do.ro velhinhos.

de verdade.

Anônimo disse... @ 4 de outubro de 2008 às 21:20

Devemos ter a consciencia de que o Brasil é feito por brasileiros, e não podemos esquecer que apesar de não nos impportarmos com a casa do vizinho,o vizinho pode morar na nossa propria casa. Um dia, espero que nao só idosos, mas criança e mulheres sejam respeitados dentro da sociedade...e nao a marge. Mas esperar não é suficiente, precisamos Agir.

Beijos
Veronica, Blog: Toda Forma de Poder

Anônimo disse... @ 5 de outubro de 2008 às 11:09

Oi jovem de promissão....bom realmente o idoso hoje é relegado a ser a margem de alguém (em sua grande maioria) é uma pena, pois muitos ainda tem muita vitalidade e capacidade de raciocinio..abraços e boa semana

Si disse... @ 5 de outubro de 2008 às 11:39

num paisonde as pessoas acima de 40 já são taxada de incapaz, vc esperava o que?
mas é como digo: sõ não envelhece quem morre cedo neh?
bjsss e linda semana pra vc

Alessandra Castro disse... @ 5 de outubro de 2008 às 19:45

É uma total vergonha o que o nosso país faz por essas pessoas que jah fizeram tanto pela nação. Vou p/ Suiça! :D

Pod papo - Pod música disse... @ 6 de outubro de 2008 às 15:29
Este comentário foi removido pelo autor.
Pod papo - Pod música disse... @ 6 de outubro de 2008 às 15:30

Eu acho um desperdício de talentos deixarem os idosos sem emprego. Eu trabalhei numa empresa que contratava bastante adolescentes para o primeiro emprego mas, eles teriam que estar cursando faculdade. A empresa era cheia de pirralho, cheio de jovens irresponsáveis que não aguentavam o trabalho nem por 2 meses ou então conseguiam estágio na área em que estudavam e já pediam demissão. Se contratassem pessoas idosas, como elas procuram uma estabilidade, são mais responsáveis e tem muito mais experiência, o número de demissões diminuiria muito nas empresas e evitaria muitos gastos. Eu acho que a velhice deveria ser um prêmio por uma vida inteira de luta mas, infelizmente ela não é um prêmio, ela é como se fosse um fardo. Infelizmente!

Beijinhos!

Postar um comentário

...entre os catetos da hipotenusa e os versos do soneto...

Não limpe os pés antes de entrar:
Tire os sapatos e sinta-se a vontade!
A casa é sua, só peço um pouco de educação e que não venha simplesmente colar uma plaquinha com o seu endereço... No mais, liberdade de expressão é tudo oque há!
Obrigado pela visita e volte sempre, Será bem vindo :)
- Obs: favor deixar algum link (vale facebook, twitter...) ou email em que eu possa responder
- Obs 2: Se preferir, utilize o formulário para contato

 

Palavras ao Vento!

Versos, prosa e erros ortográficos, tudo em conflito!
Verbos se tornam pronomes e do adjetivo se faz um ser... Sob a brisa da madrugada, marés de ideias se colidem e formam Palavras (ao Vento). Sobre o resultado, só você pode dizer...

:banners:

Protected by Copyscape Duplicate Content Software Protected by Copyscape

Palavras ao Vento!

Comentando...

comente eu sigo!

comente eu sigo!
Blog sem a tag nofollow, aqui cada comentario vale um link ;)

!Leio e Recomendo!

Lista de blogs (e principalmente, as pessoas atrás dos blogs) com quem cruzei e me marcaram, mas que não atualizam há algum tempo (ainda assim, os arquivos merecem visitas!):

Aviso aos navegantes!

Uma pequena observação: esse espaço contém opiniões pessoais, visões e considerações de uns dez anos atrás, às vezes até mais, então sempre considere que como um bom pokemon nós podemos evoluir sempre e se for o caso, questione antes de julgar. Paz e amor a todos!

Passaram por aqui...

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!

Direitos?

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.